Dicas da Homni na Sic Mulher: Como tratar de um cabelo com raiz oleosa e pontas secas?

Esta dica foi apresentada na rúbrica mensal da Avani Profissional, realizada no programa What’s UP da Sic Mulher emitido no dia 16 de Novembro.

Se desejar ver a rúbrica completa, pode fazê-lo na What’s UP TV, neste link: Ver Rúbrica

TEM O CABELO COM RAIZ OLEOSA E PONTAS SECAS?

Este problema é comum e gera frustração porque estamos a falar de um antagonismo que é por um lado ter o couro cabeludo oleoso e por outro ter as pontas do cabelo secas.
Quando o couro cabeludo produz uma quantidade excessiva de sebo a raiz fica oleosa. No entanto em alguns casos, mesmo com a raiz oleosa pode existir em simultâneo o problema das pontas secas ou danificadas por desidratação.
Para se proceder ao tratamento adequado convém, em primeiro lugar, compreender as causas deste problema.

QUAIS SÃO OS FATORES QUE INDICAM QUE TEM ESTE PROBLEMA?

– Raiz oleosa um ou dois dias após a lavagem e as pontas apresentarem-se quebradiças.
– Procedimentos químicos como a coloração ou descoloração em couro cabeludo com tendência natural para ser oleoso.
– Couro cabeludo com irritações e pontas quebradiças.

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS PARA TER UMA RAIZ OLEOSA E PONTAS SECAS?

A raiz oleosa é uma consequência da produção excessiva de sebo (oleosidade) que pode ser causado por diferentes fatores, tais como: condições dermatológicas da pele (dermatite seborreica, eczema/psoriase, acne), fatores genéticos, fatores externos (fatores climatéricos, exposição solar) e cuidados do cabelo (lavagem, procedimentos).

1. Condições Dermatológicas:
Se tiver este problema recomendamos que visite um dermatologista.

2. Fatores Genéticos:
Os nossos genes determinam a maioria das nossas características físicas. É provável ter um couro cabeludo oleoso se essa for uma característica de um membro mais próximo da família. Por outro lado, os genes também podem influenciar a textura e a espessura do cabelo. As pessoas com cabelos de espessura fina têm mais probabilidade de ter o couro cabeludo oleoso.

3. Fatores Externos:
Exposição solar: a exposição excessiva aos raios UVA  e UVB podem afetar a saúde do cabelo, deixando-o extremamente seco. A exposição solar em excesso quebra a cutícula que é a camada externa da haste do cabelo, originando uma forte desidratação capilar.

Condições climatéricas extremas (calor ou frio): é um fator difícil de controlar, mas tem um grande impacto na saúde capilar. Muito calor ou muito frio, podem ter um impacto muito grande na saúde do cabelo podendo este ficar muito seco ou quebradiço.

4. Cuidados do cabelo:
Lavar o cabelo em excesso: Não é uma boa prática lavar o cabelo diariamente. Apesar do shampoo limpar e remover as impurezas do couro cabeludo, a lavagem em excesso pode ser prejudicial, pois mesmo que possa parecer um contra-senso poderá contribuir para o problema do excesso de oleosidade na raiz. Isto porque ao remover a oleosidade natural do couro cabeludo pelo número exagerado de lavagens, o organismo, para compensar, pode produzi-la em excesso. Por outro lado, lavagens em excesso podem também desidratar os meios e pontas contribuindo para que fiquem quebradiças.

Ferramentas térmicas: o uso das ferramentas térmicas é muito comum hoje em dia, no entanto, por mais bonito que o cabelo possa ficar no momento, o impacto na sua saúde será sempre muito grande. Com o tempo o cabelo vai ficando cada vez mais danificado tornando-o mais propenso à desidratação e quebra.

O QUE RECOMENDAMOS PARA ESTE TIPO DE CABELO?

Existe muita dificuldade em resolver este problema porque normalmente as pessoas ou se focam em tratar do excesso de oleosidade usando produtos específicos para cabelos oleosos que depois desidratam as pontas; e depois quando notam que os meios e pontas estão muito secos utilizam apenas produtos mais nutritivos que ainda agravam mais o problema da oleosidade. Ou seja, se nos focarmos apenas num destes problemas existe muita probabilidade de agravar o outro.

De uma forma geral recomendamos que neste caso sejam utilizados produtos ricos em ingredientes e óleos naturais que purifiquem o couro cabeludo e hidratem em simultâneo os meios e pontas do cabelo.

AÇAFRÃO, O OURO VERMELHO DA INDIA

É uma das especiarias mais valiosas do mundo pois são necessárias aproximadamente 150 flores para extrair um grama de açafrão seco. O açafrão é muito rico em antioxidantes com inúmeros benefícios para a saúde capilar como: a resistência, o retardamento do envelhecimento do cabelo, fixação da cor, efeito apaziguador e ainda um antibacteriano natural do couro cabeludo. Segundo a medicina Ayurveda o açafrão também tem o poder de equilibrar os doshas vata (éter e ar), pitta (fogo e água) e kapha (água e terra)  que simbolizam a manifestação física dos 5 elementos presentes no nosso corpo (éter, ar, fogo, água e terra). O açafrão biológico está presente na gama Panchali, a base do tratamento que recomendamos para cabelos com a raiz oleosa e pontas secas.

PANCHALI: FOI UMA RAINHA MILENAR INDIANA E REPRESENTA UMA HOMENAGEM À MULHER

Este nome foi escolhido para homenagear o poder da mulher. Panchali foi uma rainha na história milenar da filosofia hindu muito carismática que já nessa altura, defendeu os ideais da mulher. Começou logo pelo pai que não queria uma menina e sim um rapaz. E mesmo durante toda a sua vida sempre lutou por tudo o que acreditava, e sempre afirmou que esta sua luta era para representar todas as mulheres e não apenas ela e sempre o fez de forma respeitosa e positiva. Por isso decidimos fazer esta homenagem, e ao mesmo tempo trazer este tema que ainda hoje é tão importante para todas as mulheres.

COMO TRATAR ESTE PROBLEMA?

Um couro cabeludo oleoso com pontas secas pode parecer uma combinação difícil de se resolver criando muitas dúvidas sobre a origem deste problema e os produtos a usar. Em alguns casos pode passar apenas por alterar alguns hábitos como por exemplo purificar o couro cabeludo uma ou duas vez por semana ou evitar o uso excessivo de ferramentas térmicas.

No entanto, na maioria das situações, é necessário realizar um tratamento mais completo que tenha em atenção tanto o couro cabeludo como os meios e pontas do cabelo, e não apenas focar na oleosidade do couro cabeludo. Recomendamos que os produtos utilizados sejam o mais natural possível e enriquecidos com óleos naturais. É importante que o shampoo seja suave e hidratante e o uso de um condicionador. É ainda recomendável o uso de uma máscara hidratante e fortificante para tratamento dos meios e pontas, e um tratamento específico para purificar o couro cabeludo.

1. TRATAMENTOS CABELOS COM COURO CABELUDO OLEOSO E PONTAS SECAS

 

Este tratamento inclui:

Shampoo Panchali: com 98% de ingredientes de origem natural limpa o couro cabeludo muito suavemente removendo o excesso de oleosidade sem retirar as características naturais do cabelo.

Creme Purificante Cold Effect: ajuda a controlar o excesso de oleosidade impurezas, irritações, comichão e equilibra a microbiota do couro cabeludo.

Máscara Panchali: enriquecido com 99% de ingredientes de origem natural alimenta toda a extensão da fibra capilar prevenindo a desidratação dos cabelos. Não deixa o cabelo com efeito pesado e confere densidade e força à fibra capilar.

Condicionador Panchali: tem um efeito nutritivo, sela as cutículas, evitando que as pontas fiquem muito secas e quebradiças. Também é enriquecido com mais de 99% de ingredientes de origem natural e não pesa.

Ganesh Thermic: com propriedades reparadoras condiciona, desembaraça facilitando o uso da escova e ferramentas térmicas, ajuda a manter o penteado e previne as pontas duplas. Não pesa no cabelo.

Prana Oil: rico em muitos óleos naturais ajuda a nutrir os meios e pontas do cabelo, conferindo uma saúde visível e também proteção, força e resistência. Contribui muito para o problema das pontas secas.

Como se faz a aplicação destes produtos?

1

Massajar continuamente o Shampoo Panchali no couro cabeludo com a ponta dos dedos até o sentir limpo. Enxaguar bem. Repita o procedimento. Nota: Não esfregar o shampoo nos meios e pontas, basta fazer movimentos verticais enluvando a espuma até às pontas para não o agredir.

2

Após tirar o excesso de água, aplicar a máscara madeira a madeixa. Deixar actuar pelo menos durante 4 minutos e enxaguar.

3

Aplicar o Condicionador nas pontas para uma selagem perfeita, deixar actuar um minuto e depois enxaguar bem.

4

Fora do banho, após a lavagem capilar, colocar uma quantidade equivalente a uma ervilha do leite Ganesh Thermic na palma das mãos, espalhar bem como se fosse um creme de mãos e distribuir nos cabelos insistindo nos meios e pontas para evitar a sua desidratação.

5

Já em cabelos secos colocar uma quantidade equivalente a uma ervilha na palma das mãos, espalhar bem como se fosse um creme de mãos e distribuir nos cabelos insistindo nos meios e pontas. Deve preferencialmente ser aplicado uma vez diariamente.

6

Aplique o Creme Purificante Cold effect uma vez por semana. No dia em que o aplicar faço-o depois do shampoo e antes da máscara. Aplique-o no couro cabeludo com a ajuda de um pincel ou espátula. Massaje bem. Sem enxaguar, aplique em simultâneo a máscara capilar Panchali nos meios e pontas. Deixe atuar ambos durante 4 minutos. Enxaguar bem.

Para cabelos que necessitem de um tratamento mais profundo é recomendada a realização de um diagnóstico capilar profissional e personalizado – visite o nosso espaço em Lisboa ou ligue para 917864111 para agendamento.

Em alternativa, envie mensagem privada para agendamento de uma análise capilar a realizar on-line através de video-call.