O que torna o Açafrão tão especial? A sua composição Fitoquímica.
O Açafrão é considerado o Ouro vermelho, na India. Conhecida como uma especiaria bastante valiosa e cara, é usada desde a antiguidade pelos seus inúmeros benefícios.
A sua extração, como mostrado em baixo, é bastante meticulosa sendo necessário 150 flores minuciosamente manuseadas para 1 grama de açafrão.
Composição Fitoquímica do Açafrão
A composição fitoquímica do Açafrão encontra-se predominantemente nas pétalas e no estigma, sendo esta última a parte da flor que recebe o pólen, que é na verdade a cabeça do filamento no centro da flor.
Segue a composição fitoquímica das partes constituintes do Açafrão que conferem ao produto as suas características; nomeadamente as pétalas
e o estigma da flor.
PÉTALAS: a sua composição
Flavonoides
As pétalas do açafrão são ricas em flavonoides, que são substâncias que incluem uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Os flavonoides possuem também uma série de propriedades farmacológicas
Para além de serem responsáveis pelo aumento da resistência capilar, são capazes de reagir com vários tipos de radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce, estabilizando-os e formando assim compostos estáveis no couro cabeludo, retardando o envelhecimento do cabelo.
Taninos
O Tanino é um produto natural suave que também se encontra nas pétalas; ele é rico em propriedades nutritivas para o cabelo. Pode, inclusive, ser considerado como alimento para o couro cabeludo, sendo responsável pela sua reparação.
O Tanino funcionando como um aglutinador natural de proteínas, associado a outros elementos também naturais, forma um poderoso agente selador e potenciador dos nutrientes, perfeito para cabelos submetidos a coloração ou outras químicas.
Concentra-se nas cadeias internas do cabelo, preenchendo os espaços gerados pela ausência de proteína, penetrando através das cutículas e atuando diretamente nas macro e microfibras.
Assim, sem modificar a estrutura interna capilar confere brilho, suavidade, elasticidade e hidratação ao couro cabeludo, promovendo também uma maior adesão e absorção de qualquer tratamento à fibra capilar.
Antocianinas
As antocianinas são flavonóides que se encontram largamente distribuídos na natureza e são responsáveis pela maioria das cores azul, violeta e todas as tonalidades de vermelho que aparecem em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas.
O interesse no uso das antocianinas está relacionado ao seu elevado poder antioxidante e anti-inflamatório, que promove os inúmeros benefícios à saúde capilar tais como a resistência, retardamento do envelhecimento, fixação da cor e apaziguador do couro cabeludo.
ESTIGMA: a sua composição
Alcaloides
São alguns compostos presentes nas folhas e flores das plantas que lhes conferem um gosto bastante amargo, que significa “semelhante aos álcalis”, pois eles têm um pH alto na solução.
Esta característica auxilia a atribuir o efeito calmante e apaziguante ao couro cabeludo.
É também reconhecida a sua ação rubefaciente, sendo utilizado com a finalidade de favorecer o crescimento dos cabelos e evitar a queda dos mesmos. Assim o cabelo nasce com mais força e brilho.
Saponinas
As Saponinas são substâncias derivadas do metabolismo secundário das plantas, relacionados, principalmente, com o seu sistema de defesa. São encontradas nos seus tecidos que são mais vulneráveis ao ataque fúngico, bacteriano ou predatório de insetos, considerando-se parte do sistema de defesa das plantas
As saponinas conferem assim uma característica antibacteriana aos produtos capilares. Ela é também rica em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias promovendo os inúmeros benefícios à saúde capilar e do couro cabeludo.